Ícone para Corpo Docente

Conheça o nosso time!

Coordenação

Prof. Dr. Seiji Isotani

Seiji Isotani é Professor Titular na área de Computação e Tecnologias Educacionais junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão) com tese na área de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Pós-Doutorado em Ciências Cognitivas na Carnegie Mellon University (EUA). É co-fundador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada do ICMC-USP que já formou uma centena de profissionais. Foi também co-fundador de duas empresas de base tecnológica (startups), ambas premiadas em diferentes oportunidades pela produção e aplicação de inovações tecnológicas no setor. Suas pesquisas focam no desenvolvimento e aplicação de técnicas da computação para apoiar e transformar as atividades de ensino e aprendizagem. É reconhecido internacionalmente por seus trabalhos nas áreas de Inteligência Artificial na Educação, Sistemas Tutores Inteligentes, Gamificação, Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL) e Dados Abertos Conectados. Publicou mais de uma centena de artigos científicos e, de acordo com o Google Scholar, está na lista dos 20 pesquisadores mais citados no mundo em suas áreas de atuação. Foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Editor Associado da IEEE Transactions on Learning Technologies, Membro do Conselho Municipal de Educação de São Carlos, Membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE-SBC), Membro do Comitê Julgador de Bolsas Institucionais do PIBIT no CNPq e Representante Brasileiro no Comitê Técnico em Educação (TC3) da IFIP. Atua desde 2017 como assessor técnico-científico junto ao Ministério de Educação na concepção e execução de Políticas Públicas em Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências. Atualmente é Vice-Presidente da Academia Brasileira de Tecnologias Educacionais, membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação para a Educação Brasileira, ACM Distinguished Speaker, Membro Sênior da IEEE, Editor Associado do Periódico Frontiers in Artificial Intelligence e bolsista produtividade do CNPq.

Lattes Logo Lattes LinkedIn Logo LinkedIn

Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1995. Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) em 1998. Doutora em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) em 2004. Realizou estágios na Georgia Institute of Technology, em 2002, e na University of Florida, em 2003. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC-USP, onde atua como docente desde 2005. É coordenadora do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação desde 2016. Foi coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), no período de 2016 a 2017. Também foi coordenadora do Laboratório de Engenharia de Software (LabES) no período de 2008 a 2011. É fundadora e atual coordenadora do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd). Entre seus interesses de pesquisa destacam-se os temas relacionados a: (i) Computação Aplicada à Educação (Recursos Educacionais Abertos, Aprendizagem Móvel e a Distância, Mineração de Dados Educacionais, Ambientes Virtuais de Aprendizagem); (ii) Engenharia de Software (Qualidade de Software, Teste de Software, Engenharia de Software Experimental, Linha de Produtos de Software, Arquiteturas de Referência, Usabilidade e Acessibilidade); e (iii) Empreendedorismo e Inovação.

Lattes Logo Lattes LinkedIn Logo LinkedIn

Apoio à Gestão

Camila de Oliveira Sestito

Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos) e pesquisadora do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). É Tecnóloga em Informática para Negócios, graduada pela Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (FATEC - 2012) e, atualmente, cursa o doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) na Universidade de São Paulo (USP - Campus São Carlos). Tem interesse pelas áreas de Engenharia de Software e Interação Homem-Máquina, com foco em acessibilidade e computação aplicada à educação.

Lattes Logo Lattes LinkedIn Logo LinkedIn

Laíza Ribeiro Silva

Doutoranda em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), Mestra pela mesma instituição e Bacharela em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É integrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd/ICMC USP). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gamificação, Interação Humano-Computador, Pensamento Computacional e Tecnologias Educacionais para crianças com autismo.

Lattes Logo Lattes LinkedIn Logo LinkedIn

Suporte

Matheus Bermudes Viana



Lattes Logo Lattes LinkedIn Logo LinkedIn

Melissa Motoki Nogueira

Estudante de Graduação em Ciências de Computação pelo Instituto de Ciências Matemátcias e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos). Técnica em Informática pelo Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldán (CTI) ligado à Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP.

Lattes Logo Lattes LinkedIn Logo LinkedIn

Pedro Muramatsu

Técnico em Informática pela UNESP Campus de Bauru-SP. Estudante de Ciências de Computação na USP Campus São Carlos-SP

Lattes Logo Lattes LinkedIn Logo LinkedIn