Seiji Isotani é Professor Titular Visitante em Educação na Universidade de Harvard, EUA, e Professor Titular em Computação e Tecnologias Educacionais na Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Doutorado em Engenharia da Informação na Universidade de Osaka, Japão, com tese na área de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Pós-Doutorado em Ciências Cognitivas na Universidade de Carnegie Mellon, EUA. É co-fundador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada do ICMC-USP que já formou uma centena de profissionais. Foi também co-fundador de duas empresas de base tecnológica (startups), ambas premiadas em diferentes oportunidades pela produção e aplicação de inovações tecnológicas no setor. Suas pesquisas focam no desenvolvimento e aplicação de técnicas da computação para apoiar e transformar as atividades de ensino e aprendizagem. É reconhecido internacionalmente por seus trabalhos nas áreas de Inteligência Artificial na Educação, Sistemas Tutores Inteligentes, Gamificação e Dados Abertos Conectados. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento de tecnologias educacionais interativas, inteligentes e motivadoras no país Publicou mais de duas centenas de artigos científicos e, de acordo com o Google Scholar, está na lista dos 20 pesquisadores mais citados no mundo em suas áreas de atuação. Foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Editor Associado da IEEE Transactions on Learning Technologies, Membro do Conselho Municipal de Educação de São Carlos, Membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE-SBC), Membro do Comitê Julgador de Bolsas Institucionais do PIBIT no CNPq e Representante Brasileiro no Comitê Técnico em Educação (TC3) da IFIP. Atua desde 2017 como assessor técnico-científico junto ao Ministério de Educação na concepção e execução de Políticas Públicas em Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências. Atualmente é Vice-Presidente da Academia Brasileira de Tecnologias Educacionais, membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação para a Educação Brasileira, ACM Distinguished Speaker, Membro Sênior da IEEE, Editor Associado do Periódico Frontiers in Artificial Intelligence e bolsista produtividade do CNPq. Personal Website: https://sites.icmc.usp.br/sisotani
Mais detalhes LattesBacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1995. Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) em 1998. Doutora em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) em 2004. Realizou estágios na Georgia Institute of Technology, em 2002, e na University of Florida, em 2003. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC-USP, onde atua como docente desde 2005. É coordenadora do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação desde 2016. Foi coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), no período de 2016 a 2017. Também foi coordenadora do Laboratório de Engenharia de Software (LabES) no período de 2008 a 2011. É fundadora e atual coordenadora do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd). Entre seus interesses de pesquisa destacam-se os temas relacionados a: (i) Computação Aplicada à Educação (Recursos Educacionais Abertos, Aprendizagem Móvel e a Distância, Mineração de Dados Educacionais, Ambientes Virtuais de Aprendizagem); (ii) Engenharia de Software (Qualidade de Software, Teste de Software, Engenharia de Software Experimental, Linha de Produtos de Software, Arquiteturas de Referência, Usabilidade e Acessibilidade); e (iii) Empreendedorismo e Inovação.
Mais detalhes LattesProfessor doutor do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação, bolsista produtividade CNPq desde 2019. Terminou o seu pós-doutoramento pela Universidade de Ottawa (UOttawa) em 2017. Em dezembro de 2013 obteve o título de doutor pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Em 2009 finalizei o mestrado na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Formado pela Universidade Paulista - UNIP- de São José do Rio Preto campus JK. Atualmente é coordenador de projeto de pesquisa voltado para sistema de transporte inteligente financiado pelo CNPq e também foi coordenador e colaborador de projetos de pesquisa financiadas pela FAPESP. Revisor de periódicos de revistar renomadas na área de redes de computadores. Obteve diversas publicações em eventos e periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: redes veiculares, disseminação de dados, robótica, rede neural artificial e sistemas embarcados, sistema de transporte inteligente.
Mais detalhes LattesFormada em Letras e Pedagogia com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP. Experiência 17 anos na da rede Pública de São Paulo, atuando na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II, Médio e em Educação para Jovens e Adultos e em salas multidisciplinares. Como professora de Tecnologias, idealizou o trabalho de Robótica com Sucata que ficou conhecido nacionalmente e internacionalmente e hoje é uma política publica do Estado de São Paulo e Professora universitária Associada Profissional convidada da USP MBA Esalq/Pecege. Atualmente está como Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Na secretaria implantou o componente de Tecnologia de Inovação, dentro do Programa Inova, e criou uma tríade de inovação que incorpora as aulas de Tecnologia e Inovação, o Movimento Inova que reconhece e valoriza boas práticas de estudantes e professores e o Centro da Inovação Básica de São Paulo sendo que catorze já estão em funcionamento, além de uma carreta móvel, e tem como missão democratizar o acesso a inovação a estudantes e professores. Durante o ano 2022 serão 24 centros espelhados em todo o Estado de São Paulo. Consultora de tecnologia e inovação atuando para implementação do componente de tecnologia na SEE - MG e Consultora do Instituto Votorantim dentro do programa PVE para implementação de espaços makers e Professora Orientadora Associada MBA USP Pecege. Foi colunista de Tecnologia do site da Revista Nova Escola, ECOA UOL e Rede Peteca e atualmente é Colunista de Educação Inovadora no Blog Redes da Editora Moderna, Colunista da Revista Educação e Revista Mecatrônica Jovem e de maneira esporádica escreve para a Folha de São Paulo. Pelo trabalho desenvolvido na educação pública, recebeu diversos prêmios importantes pelo trabalho desenvolvido na educação pública, entre eles: 1º Lugar no V Prêmio de Direitos Humanos pela Secretaria Municipal de São Paulo 2017, Vencedora na temática Especial Prêmio Professores do Brasil 2018, Vencedora da Aprendizagem Criativa Brasil do MIT 2019, medalha dos pacificadores da ONU. Em 2019 foi a primeira mulher brasileira e a primeira Sul-Americana a chegar entre os top 10 do Global Teacher Prize, Nobel da Educação, sendo considerada uma das 10 melhores professoras do Mundo. É integrante da comissão em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, coautora do Livro Educação 4.0. e junto coautora de um capítulo no livro STEAM em Sala de Aula e autora do livro do Robótica com Sucata pela editora Moderna. Possui uma biografia sobre sua vida, que conta a sua história e feitos como educadora, obra que leva seu nome, Débora Garofalo no meio do caminho tinha coragem. Palestrante em grandes eventos nacionais e internacionais como: Brazil Conference, em Havard, EUA, École Polytechnique, 2019, França com temas relacionados a Tecnologias, Cultura Maker, Robótica com Sucata, Gêneros Digitais, Educação 4.0, Educação 5.0, metodologias ativas, ensino híbrido, STEAM, Educação Disruptiva, entre outros.
Mais detalhes LattesDenise Casatti é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. É mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006) e formada em jornalismo pela mesma instituição (1997). Atualmente, desenvolve estudos no campo da psicologia cognitiva, com foco na relação entre metacognição, criatividade e comunicação. Desde junho de 2013, trabalha como analista de comunicação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Suas reportagens na área de jornalismo científico têm sido publicadas no site do ICMC e do Jornal da USP, bem como replicadas em diversos veículos de comunicação do país. Foi a responsável por trazer o festival de comunicação Pint of Science ao Brasil, em 2015. Atuou como professora universitária na Universidade Paulista, de 2006 a 2012, ministrando aulas para alunos de graduação em disciplinas nas áreas de jornalismo e comunicação, tais como livro-reportagem, jornalismo literário, jornalismo especializado, interpretação e produção de textos. Também ministrou aulas para alunos de pós-graduação na Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL) entre 2006 e 2010. Profissionalmente, já trabalhou na Investe São Paulo, no Jornal Valor Econômico, na Editora Gente e em empresas de comunicação empresarial, atuando na produção de textos para livros, campanhas institucionais, jornais e revistas em diversas áreas (economia, comportamento, terceiro setor, educação).
Mais detalhes LattesPós-Doutora em Educação pela USP/FFCLRP, Doutora e Mestre em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru, Graduada e Licenciada em Psicologia pela UNESP/Bauru. Docente do Departamento de Psicologia da USP/FFCLRP na área de: Fundamentos Psicológicos da Educação e Ensino de Ciências. Membro do corpo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP/USP. Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade de São Paulo - Polo de Ribeirão Preto. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia (ConectaLab). Reúne larga experiência em ambientes educacionais onde atuou na formação de docentes desde 2005.
Mais detalhes LattesIg Ibert Bittencourt é casado, pai de Davi Gabriel e Sofia Carina, Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista do CNPq DT-1D e membro do Comitê de Assessoramento de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (CA-DT). Em 2009, recebeu o título de Doutor pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em 2013 fez Pós-Doutorado na Universidade Estatual de Campinas (UNICAMP). Durante o Doutorado, propôs um modelo teórico e computacional para a construção de Sistemas Educacionais baseados na Web Semântica. Sua carreira de pesquisador tem sido dedicada à área de Inteligências Artificial na Educação, investigando a concepção, desenvolvimento e experimentação de tecnologias educacionais. Em particular, tem investigado Sistemas Tutores Inteligentes Gamificados, observando a construção (ontologias e autoria), o uso (educação básica) e o impacto (mediadores psicológicos, experiência ótima e aprendizagem). À medida que a pesquisa se tornou mais robusta, Ig Bittencourt percebeu a necessidade de aprofundamento nas teorias da psicologia, onde em 2017 iniciou o Curso de Graduação em Psicologia pela UFAL. Ig Ibert Bittencourt tem como grande desafio de pesquisa: 'Como o design e uso de Sistemas Educacionais Inteligentes podem levar a uma Experiência Ótima de Aprendizagem?'. Foi pesquisador visitante em diferentes países (como Japão, Canadá, Alemanha e Brasil) e atualmente da Universidade Normal da China (2019 - 2021), considerada a melhor universidade da China para Formação de Professores. Ig foi Co-Diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (2011 - 2017), Vice-Presidente (2012 - 2015) e Presidente (2016 - 2017) da Comissão Especial de Informática na Educação, Representante Consultivo da UFAL no W3C (2013 -2017), Representante da SBC do TC on Education - TC 3 da International Federation For Information Processing - IFIP (2016 - 2017). Atualmente, é Membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação para Educação Brasileira - Rede IEB (desde 2016), da Sociedade Brasileira de Computação (desde 2005), da Association for Computing Machinery - ACM (desde 2009), da Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE (desde 2009) e da Sociedade de Inteligência Artificial na Educação (desde 2016). Além disso, já organizou mais de 20 eventos nacionais e internacionais, sendo um dos criadores do primeiro evento brasileiro de Web Semântica na Educação. Foi ainda o vencedor para Co-Organizar o Bragfost (Brazilian-German Frontiers of Science and Technology Symposium) para os anos de 2020 (Brasil) e 2021 (Alemanha), iniciativa da CAPES e Alexander von Humboldt Foundation. Ig Ibert é revisor dos mais importantes periódicos e conferências de tecnologias educacionais do mundo, foi editor da Revista Brasileira de Informática na Educação (2009 - 2012) e atualmente é editor da Revista IEEE Transactions on Learning Technologies (considerada umas das 5 melhores revistas de Tecnologias Educacionais do mundo). Em 2019, Ig Bittencourt e outros pesquisadores fundaram a Academia Brasileira de Tecnologias Educacionais (ABTE), onde Ig é o presidente do Conselho Acadêmico. Atualmente, Ig Bittencourt atua em parceria com o Ministério de Educação na concepção de Políticas de Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências. Por fim, é co-fundador de várias spin-offs, sendo duas premiadas: i) eyeduc (antiga MeuTutor), que é uma empresa do ramo de tecnologias educacionais (aproximadamente 100 mil alunos já usaram) e foi considerada em 2015 como a empresa educacional mais inovadora no Brasil, pela RioInfo; ii) Linked Knowledge, empresa do ramo de tecnologias semânticas, premiada com uma das empresas mais inovadoras de Alagoas. Ig Ibert Bittencourt acredita no empreendedorismo social inovador como um modelo sustentável para promover o desenvolvimento social e econômico da humanidade.
Mais detalhes LattesPatrícia Jaques Maillard é bolsista de produtividade tecnológica (nível 2) do CNPq. Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Realizou pós-doutorado na Carnegie Mellon em 2012, no Human Computer Interaction Institute. Atualmente é professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde orienta alunos de mestrado, doutorado, trabalho de conclusão e iniciação científica. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada à Educação. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, além de editar livros e escrever capítulos de livros voltados ao tema de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Informática na Educação. Recebeu dois prêmios de melhor artigo de conferência, sendo a apresentadora: (1) na conferência internacional IBERAMIA 2004 e (2) no SBIE 2008. Foi orientadora dos seguintes trabalhos premiados: (2) Prêmio ASSESPRO de melhor TCC do curso de Sistemas de Informação, 2017/2; (1) Prêmio Assespro de melhor TCC 2016/1 no curso de Análise; (2) dissertação de mestrado de Henrique Seffrin, que ganhou o terceiro lugar no Concurso de Dissertações de Mestrado em Informática na Educação (CTD-IE) do IV CBIE 2015; (3) trabalho de Conclusão de Graduação de Fábio Alves, que ganhou o primeiro lugar no concurso de TCCs do CBIE 2014; (4) dissertação de mestrado de Tiago Kautzmann, que ganhou o segundo lugar no Concurso de Dissertações de Mestrado em Informática na Educação (CTD-IE) do V CBIE 2016. Foi Coordenadora do Comitê de Programa do CSBC-WIE 2010, chair da Trilha de Inteligência Artificial do SBIE-WIE 2011 e coordenadora geral do DesafIE 2016. A profa. Patrícia também foi avaliadora externa da Agência Nacional de Pesquisa da França e faz parte do Editorial Board do Springer Journal on Multimodal User Interfaces e da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), além de participar do comitê de programa de várias conferências nacionais e internacionais renomadas em Informática na Educação, Inteligência Artificial e Computação Afetiva (tais como ITS, ACII, SBIE, SBIA, etc). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação do SBC nos anos de 2011, 2012, 2015, 2016 e 2017. Patricia foi coordenadora do projeto CAPES/COFECUB PRAIA (2006-2010), coordenadora do lado brasileiro do projeto STIC-AMSUD ACAI (2011-2012) e é coordenadora internacional de projeto STIC-AMSUD Empatia em andamento (2018-2019). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada a Educação.
Mais detalhes LattesRomero Tori é engenheiro, doutor e livre-docente pela USP. Atualmente é Professor Associado 3 da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Interlab - Laboratório de Tecnologias Interativas da USP e desenvolve pesquisas de realidade virtual e aumentada aplicadas à educação e à saúde.Foi coordenador institucional do programa de iniciação tecnológica e inovação (PIBITI/CNPq) do Centro Universitário Senac. Foi presidente da Comissão Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2007-2008). Foi membro do Conselho Deliberativo da Escola do Futuro da USP, desde 1993, quando de sua instituição como Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) junto à Pró-reitoria de Pesquisa da USP, até 2014, quando encerrou suas atividades como núcleo de pesquisa. Participou da organização de diversos eventos científicos, tendo sido, entre outros, general chair do SVR 2004 (Symposium on Virtual and Augmented Reality), Program Chair do SVR 2007 e do SBGames 2005, General Vice-chair do SVR 2008, e Presidente do Comitê Científico do P & D Design 2008, co-chair do CIDI/INFODESIGN/CONGIC 2009 e chair do WEPG/SIBGRAPI 2009.Coordenou os Pré-Simpósios do SVR 2017 e do SVR 2018. Membro da Comissão Organizadora do SVR 2015, SVR 2016, SVR 2017 e SVR2018. Autor do livro "Educação Sem Distância" (Editora Senac, 2010) e autor / co-autor de diversos livros e capítulos de livro. Coordenou, de 2007 a 2010, projeto de pesquisa financiado pela FAPESP dentro do programa TIDIA-Ae (Aprendizagem Eletrônica na Internet Avançada). Participou de 2009 a2015 do Projeto INCT-MACC (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Medicina Assistida por Computação Científica), aprovado no Edital Nº 15/2008 do MCT, CNPq, FNDCT, CAPES, FAPEMIG, FAPERJ e FAPESP. Participou do projeto e-Mundus sobre conteúdos educacionais abertos, com a Comunidade Européia. Coordenou o Projeto VIDA Odonto (simulador em realidade virtual para treinamento de anestesia odontológica) financiado pela FAPESP e em parceria com Faculdade de Odontologia da USP Bauru (FOB-USP) e EACH USP. Coordena o desenvolvimento do ambiente VIDA Enfermagem (simulador em realidade virtual para treinamento de coleta sanguínea) em parceria com Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto. Foi editor da Revista científica "Iniciação" de 2013 a 2016 e membro de comitês de vários periódicos e eventos científicos. Os termos mais freqüentes na contextualização de sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Computação Gráfica, Design, Realidade Virtual, Multimídia, Hipermídia, Educação Virtual Interativa, Educação, Tecnologia Educacional, Educação a Distância e Computer games. Criador e curador do blog "Educação sem Distância" (http://romerotori.org).
Mais detalhes LattesFormado pela Universidade de São Paulo (USP), no Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Realizou pós-doutorado nos EUA, no Georgia Institute of Technology (Georgia-Tech), em Atlanta, GA (2004-2007), e no National Institute of Technology (NIST), em Gaithersburg, MD (2007-2010), numa posição no Joint Quantum Institute (JQI) e na Universidade de Maryland, trabalhando no grupo do prof. William D. Phillips, co-ganhador do prêmio Nobel de física em 1997. Durante o doutorado trabalhou com os professores Eric Cornell e Carl Wieman, co-ganhadores do Nobel de Física de 2001, na Universidade do Colorado em Boulder. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo, no IFSC-USP. Sua atuação profissional inclue pesquisas nas áreas de Óptica, Física Atômica (gases ultrafrios e matéria quântica) e principalmente Tecnologias Quânticas (centros NV em diamante e pinças ópticas). Além da pesquisa fundamental e aplicada, faz também pesquisas e atua em Educação de Ciências e Ensino de Física, e contribui para divulgação e difusão da Ciência para público geral, especialmente estudantes do Ensino Médio e Fundamental.
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