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FAQ

Sim, com certeza. O curso foi desenvolvido para que pessoas com diferentes formações acadêmicas possam aprender mais sobre como utilizar as técnicas da computação em contextos educacionais. É importante ressaltar que o curso requer que o aluno tenha interesse em utilizar diferentes tipos de tecnologias.

O curso é voltado para trabalhar diferentes conceitos e habilidades da área de Informática na Educação que não são vistos em cursos de Computação. Assim, se você tem interesse e vontade de aprender como a computação pode ser utilizada para apoiar os processo de ensino e de aprendizagem, esse curso foi feito para você. Contudo, esse curso não requer conhecimentos de programação e, portanto, não exigirá dos participantes conhecimentos sobre algoritmos ou linguagem de programação.

Sim. Todas as disciplinas serão ministradas em formato EAD no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, personalizado de acordo com as particularidades dos cursos da USP.

A frequência será realizada pela participação nas atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle.

  • Nota mínima de 7 em cada disciplina.
  • Frequência de 75% em cada uma das disciplinas.
  • Na monografia, a nota deve ser igual ou superior a 7, avaliada por banca examinadora composta por, no mínimo, 2 (dois) avaliadores com título mínima de mestre, sendo, pelo menos um deles da Universidade de São Paulo.
  • Avaliação: uma prova de todas as disciplinas que será realizada ao final do curso para avaliar os conhecimentos adquiridos pelo candidato.

Não.

O curso tem duração de 18 meses, com carga horária de (480 horas).

O investimento é de R$ 200,00 para inscrição, R$ 500,00 de matrícula, mais 21 mensalidades de R$ 500,00.

Sim. Serão oferecidas bolsas de estudo integrais no total de 10% (dez por cento) das matrículas efetivadas. As bolsas de estudos integrais serão atribuídas aos interessados na seguinte proporção: 70% (setenta por cento) para a comunidade externa à USP e 30% (trinta por cento) para a comunidade interna à USP. A distribuição das bolsas ocorrerá de acordo com os seguintes critérios:

  1. situação financeira/socioeconômica do candidato;
  2. seu mérito profissional/técnico/científico/acadêmico com ênfase na área de tecnologias educacionais, mas não se restringindo a ela;
  3. para comunidade USP (docentes e funcionários) será considerando o tempo de ingresso na universidade.

Quando o número de candidatos exceder o número de vagas isentas, os critérios de desempate serão, na seguinte ordem:

  1. socioeconômicos: menor renda/desempregado;
  2. menor número de cursos com isenções concedidas, na mesma modalidade que solicita matrícula, realizados anteriormente pelo candidato;
  3. ordem de inscrição.

Caso as vagas destinadas a comunidade USP não sejam preenchidas, elas serão direcionadas para a comunidade em geral (ou vice-versa). O candidato que se utilizar de meios fraudulentos ou de má-fé para obtenção de isenção será desclassificado e terá sua matrícula cancelada.

Para pleitear a bolsa de estudos, o candidato deve se inscrever no processo seletivo. O edital está disponível neste link.

Sim. Conforme previsto na Lei nº 12.782 (ALESP), de 20 de dezembro de 2007, alterada pela Lei nº 16.382/2017, há a possibilidade de requisição de desconto de 75% da taxa de inscrição. Este desconto poderá ser concedido para os candidatos que estiverem cumulativamente nas condições abaixo:

  1. sejam estudantes, assim considerados os que se encontrem regularmente matriculados em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação;
  2. percebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos, ou estejam desempregados.

Caso esteja nas condições I e II acima descritas, seguem procedimentos para solicitar o desconto:

Antes de fazer a inscrição, envie email para especializacao@icmc.usp.br com o assunto "Solicitação de desconto: Taxa de Inscrição Especialização" e anexe os seguintes documentos:

  1. Para comprovação da condição de estudante:
    1. certidão ou declaração, expedida por instituição de ensino pública ou privada ou carteira de identidade estudantil ou documento similar, expedido por instituição de ensino pública ou privada;
  2. Para comprovação socioeconômica:
    1. Declaração assinada conforme este modelo
    2. comprovante de renda caso esteja empregado ou cópia da CTPS, caso esteja desempregado.

Obs: Os candidatos que já pagaram o boleto de inscrição e que estejam nas condições acima, poderão ter o valor de desconto de 75% do valor pago ressarcido.

Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato terá fornecer dos dados dos seguintes documentos: RG (não pode ser CNH)/RNE e CPF.

O único requisito é que o candidato tenha uma graduação em qualquer área do conhecimento. Além disso, alguma habilidade para leitura em Inglês é desejável, embora não obrigatório, dado que alguns textos da bibliografia do curso estão neste idioma. Outro requisito importante é ter interesse e vontade de utilizar tecnologias, pois o curso irá requerer a instalação de ferramentas em um computador para realizar algumas das atividades.

Através da análise do currículo do candidato e ordem de recebimento do formulário de inscrição. A análise do currículo levará em conta as atividades a seguir:

  • Atividades voluntárias.
  • Experiência em ensino presencial ou a distância.
  • Experiência na realização de projetos educacionais com alunos ou professores.
  • Experiência com o uso/aplicação de tecnologias em ambiente educacional ou empresarial.
  • Experiência no desenvolvimento de tecnologias para ambientes educacionais ou empresariais.
  • Experiência em empresa ou polo de tecnologia.
  • Experiência em instituição de apoio à educação (e.g. fundação, ONGs, etc).
  • Experiência com pesquisa relacionada com tecnologias educacionais.
  • Experiência em cargos de gestão.
  • Experiência com design instrucional ou de interface (UI) ou interação (UX).
  • Demais experiências não listadas anteriormente.

Havendo empate, o candidato que se inscreveu com maior antecedência será selecionado.

Vale observar que nenhum dos itens listados acima é um pré-requisito para inscrição neste curso de especialização. Eles servirão apenas como critérios específicos de análise para classificação dos candidatos, caso existam mais candidatos do que vagas.

Os critérios acima mencionados podem ser alterados de acordo com o edital, disponível neste link.

Após a aprovação no processo seletivo, será enviado um email com instruções para o candidato manifestar o interesse na vaga e fazer a matrícula. O candidato terá 7 dias para responder este email e efetuar o pagamento da matrícula para garantir a vaga no curso. Após a confirmação do pagamento, o aluno terá o status de matriculado e receberá um email com mais informações para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle.

Os pagamentos da inscrição e matrícula poderão ser realizados via PIX, depósito em conta e transferência bancária. Já os pagamentos das mensalidades serão realizados apenas via boleto.

Para o bom acompanhamento das atividades recomendados que o aluno tenha acesso à:

  • Internet de banca larga.
  • Navegador de Internet (e.g. Chrome, Firefox ou internet Explorer) nas suas versões mais atualizadas.
  • Som (via caixa de som ou fone de ouvido).
  • Software para leitura e edição de texto/planilhas (e.g. PDF, MS Office, LibreOffice ou Google Docs).
  • Permissão para baixar, executar e instalar aplicativos em seu computador.

O certificado de Especialista em Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais será emitido pela Universidade de São Paulo (USP) em até 6 (seis) meses após a finalização do curso. Caso o candidato precise de comprovante, poderá solicitar uma declaração de conclusão de curso.

Dado o termo de cooperação USP-Google (http://www.sti.usp.br/cooperacao/google-g-suite-education/), os dados são tratados/armazenados utilizando a tecnologia GSUITE. Assim, a inscrição utiliza o Google Forms e os dados são armazenados no GDrive da USP. Todas as informações transmitidas utilizam protocolo SSL para garantir a segurança dos dados.

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Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro - São Carlos - SP. CEP: 13566-590